Comunicação Empresarial e Línguas

 UGS Licenciatura Comunicação Empresarial e Línguas

 

REGIME DE ADMISSÃO

Através do Curso de Acesso à UGS ou por Exame às disciplinas de: Português + História.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As principais saídas profissionais previstas para os detentores desta licenciatura são as seguintes:

  • director de gabinete de comunicação e imagem de empresas;
  • responsável pelos serviços administrativos, incluindo relações institucionais e relações com a imprensa;
  • responsável pelos serviços de apoio técnico e administrativo à direcção de topo de empresas, instituições e serviços públicos;
  • responsável pelo secretariado executivo nas mesmas organizações;
  • técnico superior na área do apoio técnico;
  • técnico superior na área das relações públicas.  

 

APRESENTAÇÃO

A rápida evolução do mundo empresarial exige que a administração e a direcção das empresas possuam um quadro técnico de apoio qualificado e preparado para ajudar a responder aos desafios do futuro.

 

O plano de estudos, prevendo a realização de diversos “Ateliers” versando a aplicação prática de conhecimentos teóricos adquiridos, garante aos estudantes o apetrechamento necessário para enfrentarem o competitivo mercado dos nossos dias.

 

OBJECTIVOS

A Licenciatura em Comunicação Empresarial e Línguas pretende, com uma formação científica abrangente, fornecer as capacidades técnicas e conceptuais aos indivíduos que, nas organizações, não só permitam a manutenção diária da actividade administrativa e garantam o funcionamento organizado das diversas partes do todo organizacional, mas também assegurem os fluxos de comunicação interna e da instituição com o exterior.

 

O licenciado em Comunicação Empresarial e Línguas ficará apto a: planificar e dirigir os fluxos internos e externos de comunicação; produzir “newsletters” e outros suportes de comunicação; planear e organizar reuniões da direcção ou administração, assegurando a recolha e distribuição de documentação e elaborando as actas das mesmas; exercer as funções de tradutor e intérprete nas línguas francesa e inglesa; executar tarefas inerentes à organização e gestão do secretariado, expediente, economato e arquivo de empresas ou serviços públicos;  planear e organizar as rotinas da chefia ou direcção, assegurando o cumprimento dos compromissos agendados; organizar e arquivar documentação; utilizar as aplicações informáticas e a internet na elaboração, organização e pesquisa de informação; elaborar documentação técnica, integrando dados, textos e gráficos, com recurso às tecnologias da informação e comunicação; organizar e gerir eventos e outras actividades de relações públicas e de marketing promocional; gerir de forma eficaz a imagem da organização.