GESTÃO COMERCIAL E VENDAS

CESE - Gestão Comercial e Vendas

 

ENQUADRAMENTO LEGAL

 

Este tipo de formação está prevista no ponto 2 do Artigo 27º do Decreto 90/09 de 15 de Dezembro e a sua conclusão com sucesso será reconhecida através da atribuição pela UGS de um Diploma de Estudos Superiores Especializados, ao qual nos termos da Lei, não corresponderá qualquer grau académico.

 

OBJECTIVOS GERAIS DO CURSO

 

Formar quadros que desejem exercer actividade profissional no domínio comercial, seja nas empresas já existentes, seja nas suas próprias empresas.

Como o presente curso terá o mesmo nível de exigência científica e técnica das licenciaturas, a UGS prevê a possibilidade dos estudantes que tenham obtido o Diploma de Estudos Superiores Especializados em Gestão Comercial e Vendas, requerem equivalência dos estudos em que mereceram aprovação, a disciplinas dos cursos de Licenciatura que ministra, permitindo-lhes completar a sua formação académica e, cumprido o percurso curricular da Licenciatura, obter o respectivo grau académico.

 

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

 

O Curso de Estudos Superiores Especializados em Gestão Comercial e Vendas permite obter competências para:

  • Gestão e promoção do uso de sistemas de informação de suporte à atividade comercial (CRM).
  • Prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo às fontes de informação disponíveis.
  • Organização dos espaços de actividade comercial, potenciando a orientação e exposição adequada aos clientes.
  • Alinhar e desenvolver as redes e circuitos comerciais de acordo com objetivos e estratégicas comerciais definidas.
  • Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções.
  • Garantir o enquadramento legal com a sua atividade comercial.
  • Gerir atividades de relação comercial com o cliente através da identificação de necessidades e de portfólio de produtos e serviços da empresa.
  • Gerir e acompanhar o desenvolvimento adequado de processos de pós-venda dos seus clientes.
  • Realizar análises de adequação dos produtos e serviços a clientes existentes e potenciais
  • Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

 

O Curso de Estudos Superiores Especializados em Gestão Comercial e Vendas transmitirá competências que permitirão exercer, entre outras, as seguintes funções profissionais:

  • Gestão de lojas e secções especializadas em supermercados e centros comerciais, nas diversos ramos de actividade.
  • Desenvolvimento e implementação da política comercial de uma empresa;
  • Planeamento e operacionalização do processo de recolha de informação necessária à prospeção e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega, pós-venda e cobrança;
  • Planear, organizar e controlar as operações fundamentais de uma força de vendas, na elaboração de orçamentos comerciais, relatórios de atividades comerciais e de planos de negócio;
  • Implementar os processos na área da gestão comercial e de vendas;
  • Executar o controlo interno e externo da atividade comercial, das operações de vendas e de gestão comercial;
  • Dominar e gerir o processo negocial, o fecho da venda e o pós-venda;
  • Gerir clientes e potenciais clientes, identificando as suas necessidades de forma a propor soluções adequadas;
  • Avaliar os produtos e serviços da empresa, segmentar os clientes e definir o posicionamento correto, recolhendo a informação sobre a concorrência e o mercado, sugerindo melhoria continua na oferta de forma a conquistar, satisfazer e fidelizar os clientes;
  • Gerir a receção e o tratamento de reclamações considerando a importância estratégica do serviço pós-venda;

 

PROGRAMA DO CURSO

 

O programa do Curso de Estudos Superiores Especializados em Gestão Comercial e Vendas, possui um total de 2.130 horas, das quais 510 horas lectivas são destinadas à formação teórica, 750 horas lectivas são destinadas à formação teórico-prática e 870 horas lectivas são destinadas a estudo assistido, elaboração de trabalhos, conferências, visitas de estudo e outras actividades pedagógicas.

 

1º Ano

1º Semestre

Total semestral

2º Semestre

Total semestral

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

TP

ET

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

TP

ET

Tot

Expressão Oral e Escrita em Português

0

90

45

135

Contabilidade para Gestores

30

60

60

150

Introdução à Informática

0

45

60

105

Gestão de Tesouraria e Finanças

30

60

60

150

Métodos Quantitativos

0

45

45

90

Introdução aos Transportes

40

20

40

100

História Política e Económica Contemporânea

40

20

40

100

Gestão Comercial

40

20

40

100

Introdução às Organizações e à Gestão

40

20

40

100

Logística

40

20

40

100

TOTAL

80

220

230

530

TOTAL

180

180

240

600

TOTAL ANUAL: 1.130 horas

  

2º Ano

1º Semestre

Total semestral

2º Semestre

Total semestral

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

TP

ET

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

TP

ET

Tot

Fiscalidade para Gestão Comercial

20

20

30

70

Gestão de Preços e Produtos

30

30

40

100

Marketing

30

30

40

100

Direito Comercial e do Consumidor

20

20

20

60

Negociação Empresarial

20

20

20

60

Técnicas de Vendas

30

40

30

100

Compras

40

40

60

140

Comércio Internacional

20

20

40

80

Direcção Comercial

40

40

60

140

Projecto no domínio da Gestão Comercial

0

90

60

150

TOTAL

150

150

210

510

TOTAL

100

200

190

490

TOTAL ANUAL: 1.000 horas

 

T - Aulas teóricas

TP – Aulas teórico-práticas

ET – Estudo assistido, elaboração de trabalhos, conferências, visitas de estudo e outras actividades pedagógicas

 

 ADMISSÃO

 Poderão inscrever-se no Curso de Estudos Superiores Especializados em Gestão Comercial e Vendas, os candidatos que tenham concluído o ensino secundário.

 

Contactos

REITORIA

Tel: 943 993 892

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CURSO DE ACESSO | CANDIDATURAS

Tel: 940 788 978

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MESTRADO

Tel: 933 349 080

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SECRETARIA

Tel: 931 213 054

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MORADA

Rua Adjacente 21 Janeiro

Av. Vandunem Loy - Morro Bento

Luanda - Angola