Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis

REGIME DE ADMISSÃO

Poderão inscrever-se no Curso de Mestrado em Engenharia Informática na especialidade em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis, ministrado pela Universidade Gregório Semedo, os candidatos detentores de Licenciatura em Ciências da Computação, Engenharia de Informática ou áreas a fins, com média igual ou superior a 14 valores. 

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

A conclusão deste curso permite um vasto leque de saídas profissionais, de onde se salientam:

 

APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Engenharia Informática, na especialidade em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis, oferece uma formação académica científica e técnica que permite enfrentar com sucesso os desafios da vida activa e ultrapassar a crescente exigência dos consumidores. 

 

OBJECTIVOS

O Mestrado em Engenharia Informática, na especialidade em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis oferecido pela Universidade Gregório Semedo, visa completar a formação académica correspondente ao primeiro ciclo de graduação, introduzindo uma componente dominantemente prática de formação e estabelecendo uma ligação com o universo empresarial através da participação de responsáveis de empresas nacionais em seminários especializados a realizar ao longo do mesmo.

Podemos salientar três factores como distintivos deste curso:

O Mestrado em Engenharia Informática, na especialidade em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis, visa assim, formar técnicos e gestores capacitados para conceber e desenvolver aplicações e explorar as tecnologias de informação assentes na Internet e suportados por dispositivos móveis (tablets, smartphones, etc) respondendo à crescente exigência das organizações, que enfrentam um deficit de quadros técnicos detentores de know-how nestes domínios.

Para a docência deste curso, a UGS dispõe de um corpo docente próprio qualificado, o qual aliará a um rigor científico a sua experiência profissional em gestão e consultoria de empresas, fazendo com que o presente curso constitua um programa de sólida preparação técnica e de valorização profissional.

Complementarmente, a UGS conta com a colaboração de docentes de outras Instituições de Ensino Superior e quadros superiores de empresas e instituições, cedidos no âmbito de acordos de cooperação institucional celebrados, factor que permite garantir um elevado nível de qualidade do curso.

Um outro aspecto que para a UGS é fundamental, prende-se com a necessidade imperiosa de que a Universidade possua no seu corpo docente quadros com Mestrado obtido nesta área científica, cumprindo com o estatuído na lei e com as exigências de qualidade científica e pedagógica, definidas pela própria instituição.

A realização deste curso constitui, ainda, para a UGS uma óptima oportunidade para assegurar a produção científica na área do curso e garantir que a Universidade disporá, em breve, de quadros com competências diferenciadas nestes domínios.

  

PROGRAMA DO CURSO

O presente curso tem uma duração de dois anos lectivos, incluirá uma Dissertação orientada para o desenvolvimento de uma solução informática plenamente operacional e possui uma carga horária lectiva total de 3136 horas das quais 336 horas são dedicadas à formação teórica, 496 horas são dedicadas à formação teórico-prática e 2304 horas são reservadas para à formação prática, incluindo trabalho individual do estudante.

 

APRESENTAMOS, NAS PÁGINAS SEGUINTES A GRELHA CURRICULAR DO CURSO E A CARGA HORÁRIA DE CADA DISCIPLINA.

1.º Ano

1.º Semestre (16 Semanas)

2.º Semestre (16 Semanas)

           DISCIPLINAS

T

TP

P

HS

Hsem

DISCIPLINAS

T

TP

P

HS

Hsem

Cloud Computing

2

2

4

8

128

Desenvolvimento de Aplicações para Android II

 

2

6

8

128

Bases de Dados Distribuidos

2

 

6

8

128

Desenvolvimento de Aplicações para IOS II

 

2

6

8

128

Programação Web para dispositivos moveis

 

2

6

8

128

Segurança da Informação para Aplicativos Móveis

2

2

4

8

128

Desenvolvimento de Aplicações para Android I

 

2

6

8

128

Tópicos Avançados de Aplicações para Windows Phone

 

2

6

8

128

Desenvolvimento de Aplicações para IOS I

 

2

6

8

128

Interacção com Dispositivos Móveis

2

 

6

8

128

Redes de Computadores e Internet

2

 

6

8

128

Gestão de Projectos de Software

2

2

4

8

128

Metodologia de Investigação Científica

5

5

10

20

320

 

 

 

 

 

 

Subtotal de horas

11

13

44

68

1088

Subtotal de Horas

6

10

32

48

768

Total Anual de Horas       1856

 

2.º Ano

1.º Semestre (16 Semanas)

2.º Semestre (16 Semanas)

DISCIPLINAS

T

TP

P

HS

Hsem

DISCIPLINAS

T

TP

P

HS

Hsem

Elaboração do Projecto de Dissertação

 

2

5

7

112

Desenvolvimento da Investigação Orientada

1

3

6

10

160

Desenvolvimento da Investigação Orientada

1

3

6

10

160

Divulgação dos Resultados

2

 

4

6

96

Estágio

 

 

23

23

368

 

 

 

24

24

384

Subtotal de Horas

1

5

34

40

640

Subtotal de Horas

3

3

34

40

640

Total Anual de Horas       1280

 

Total de Horas Lectivas

3136

 

LEGENDA

TOTAL DE HORAS

TOTAL DE HORAS (%)

T

Horas Teóricas

336

11%

TP

Horas Teóricas-Práticas

496

16%

P (Inclui trabalho individual do estudante

Horas Práticas

2304

73%

HS

Horas Semanais

3136

100%

Hsem

Horas Semestrais

3136

100%