Finanças e Mercados Financeiros

REGIME DE ADMISSÃO

Poderão inscrever-se no Mestrado em Finanças e Mercados Financeiros ministrado pela UGS os candidatos detentores de licenciatura em qualquer área científica.
Dá-se preferência a candidatos com formação de nível superior nos domínios da gestão, economia e outras áreas científicas afins, factor que pode facultar uma formação avançada e fortemente profissionalizante.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As competências científicas e técnicas fornecidas pelo Mestrado em Finanças e Mercados Financeiros habilitam os quadros que completem com sucesso esta formação, a desempenhar funções especializadas nas seguintes áreas:

  • Banca,
  • Seguros,
  • Organismos Económicos e Financeiros nacionais e internacionais,
  • Gabinetes de Estudos Económicos e Operadores nacionais e internacionais nos Mercados Financeiros,
  • Gabinetes e Serviços de Consultoria Financeira e de Investimentos, 
  • Ensino e investigação.

 

APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Finanças e Mercados Financeiros, desenvolve-se na sequência da Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas e visa completar a formação académica correspondente ao primeiro ciclo de graduação, aprofundando e alargando conhecimentos adquiridos na área das finanças empresariais que influenciam e condicionam decisivamente as actividades económicas exercidas pelas organizações. 

 

OBJECTIVOS

O Mestrado em Finanças e Mercados Financeiros ministrado pela Universidade Gregório Semedo, desenvolve-se na sequência da Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas que esta Universidade oferece desde 2004 e visa completar a formação académica correspondente ao primeiro ciclo de graduação, aprofundando e alargando conhecimentos adquiridos na área das finanças empresariais que influenciam e condicionam decisivamente as actividades económicas exercidas pelas organizações.

Centrando-se no aprofundamento de conhecimentos sobre as principais características dos mercados financeiros internacionais e sobre como estas características se adaptam à realidade angolana, os participantes deste curso irão adquirir conhecimentos abrangentes sobre as mais importantes ferramentas e conceitos relacionados com a avaliação de investimentos e a gestão de portfólios, e de como estes processos se integram nos códigos de ética e no tecido legal existentes.

Durante o curso proporcionar-se-á aos participantes uma formação sólida nos domínios da análise financeira e da gestão de investimentos, com uma dimensão nacional e internacional, através de sessões presenciais em sala, de aulas práticas e de períodos alargados de estudo dirigido, investigação efectuada a título individual e elaboração de trabalhos para avaliação. Estas três vertentes formativas irão constituir a principal fonte de conhecimento formal e combinarão um conjunto de metodologias pedagógicas que assegurem o equilíbrio ideal entre a aquisição de conceitos e a aplicação dos mesmos à realidade.

De salientar que constitui uma das características do presente curso, a introdução de uma componente dominantemente prática de formação através da participação de responsáveis do sector financeiro em seminários especializados a realizar durante o período de formação. A formação diferenciada que se pretende conceder em domínios complementares aos que integram a Licenciatura, abrem possibilidades de carreira profissional em áreas empresariais em franca expansão e que exigem alta diferenciação.

Neste curso São factores distintivos deste curso:

  1. Uma formação profissionalizante e academicamente exigente que concede, para além dos conhecimentos indispensáveis à construção de uma base teórica sólida, uma ênfase muito grande a aspectos práticos. Isto significa que, a par da apresentação e discussão de conceitos, há uma forte utilização de case studies que permitem a análise, discussão e tomada de decisões – preferencialmente em grupo – relativas a situações concretas.
  2. Uma organização que permite que seja ministrado num período de quatro semestres, de forma a responder às necessidades do mercado, estando a respectiva estrutura organizativa está desenhada com um horário e regime de frequência adaptado à diferente disponibilidade de tempo de cada participante.
  3. Um público-alvo deste curso é constituído por licenciados que, tendo uma reduzida experiência profissional, pretendam consolidar a sua formação na área da gestão empresarial e por profissionais que procurem um aprofundamento e actualização de temas técnicos.

A UGS dispõe de um corpo docente próprio qualificado nas diversas áreas científicas, que alia o rigor científico e profissionalismo a uma vasta experiência de gestão e consultoria de empresas, fazendo com que este curso constitua um programa de sólida preparação técnica e de valorização profissional.

Complementarmente, a UGS conta com a colaboração de docentes de outras Instituições de Ensino Superior e quadros superiores de instituições e empresas, o que lhe permite garantir um elevado nível de qualidade do curso.

Um outro aspecto que suporta a realização do presente curso e que para a UGS é fundamental, prende-se com a necessidade imperiosa de que a Universidade possua no seu corpo docente quadros com Mestrado obtido nesta área científica, cumprindo com o estatuído na lei e com as exigências de qualidade científica e pedagógica definidas pela própria instituição.

Este curso é assim, para a UGS, uma óptima oportunidade para assegurar a produção científica da UGS nas áreas das Finanças e dos Mercados Financeiros, e através da realização de dissertações direccionadas, que a Universidade disporá, em breve, de quadros com competências diferenciadas nestes domínios.

  

PROGRAMA DO CURSO

O Mestrado em Mestrado em Finanças e Mercados Financeiros ministrado pela UGS possui uma carga horária total de 1.275 horas lectivas das quais 360 horas se referem a formação teórica, 330 horas a formação teórico-prática e 585 horas a estudo dirigido e elaboração de trabalhos, como indicamos.

 

Ano

1º semestre

2º semestre

 Total

 

Aulas teóricas

Aulas práticas

Estudo dirigido e realização de trabalhos

Aulas teóricas

Aulas práticas

Estudo dirigido e realização de trabalhos

 

1ºano

135

120

120

150

75

75

675

2ºano

135

75

90

0

0

300

600

 

Na página seguinte apresentamos a matriz curricular do curso, bem como a a carga horária semestral das disciplinas que o integram.

  

1º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

Economia de Empresa

15

30

30

75

Finanças Corporativas

0

45

15

60

Introdução às Organizações e à Gestão

30

30

30

90

Instrumentos de Dívida

30

15

15

60

Introdução aos Mercados Financeiros

30

30

30

90

Instrumentos de Capital Próprio

30

15

15

60

Contabilidade Financeira

30

15

15

60

Derivados Financeiros

30

15

15

60

Noções de Cálculo Financeiro e Estatística para Finanças

30

15

15

60

Gestão de Carteiras

30

15

15

60

TOTAL

135

120

120

375

TOTAL

120

105

75

300

TOTAL ANUAL: 675 horas

 

2º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

Finanças Cmportamentais

30

15

15

60

Dissertação de Mestrado

0

0

300

300

Introdução ao Direito dos Valores Mobiliários

30

15

15

60

-

-

-

-

-

Corporate Governance

30

15

15

60

-

-

-

-

-

Ética e Regulação

 

 

 

 

-

-

-

-

-

Investigação Científica e Preparação da Dissertação

30

15

30

75

-

-

-

-

-

TOTAL

90

135

150

375

TOTAL

0

0

300

300

TOTAL ANUAL: 675 horas

 

T – Aulas teóricas

TP – Aulas práticas

E/T – Seminários, estudo dirigido e elaboração de trabalhos

Download do programa completo do Curso de Mestrado em Finanças e Mercados Financeiros