Gestão Comercial

REGIME DE ADMISSÃO

O presente curso tem como público-alvo quadros superiores com formação nas áreas de Gestão, Economia ou afins que pretendem dedicar-se à Gestão Comercial e, para este efeito, desejam adquirir competências específicas nesta área.
Serão bem recebidos profissionais com formação noutras áreas que desejem adquirir, aprofundar ou actualizar conhecimentos nos temas técnicos específicos tratados ao longo do curso.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As principais saídas profissionais para os Especialistas em Gestão Comercial são:

  • A Direcção de empresas cujo objecto é o comércio grossista ou retalhista ou que possuam um forte sector comercial;
  • A Direcção ou chefia de serviços comerciais;
  • O exercício de funções técnicas no domínio da importação, transporte, distribuição e comercialização de bens transaccionáveis;
  • O Exercício de funções técnicas no estudo e análise de mercados, no posicionamento estratégico de produtos e outras que a nossa economia certamente criará a curto prazo.
  • Docência

 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Mestrado em Gestão Comercial, desenvolve-se na sequência da Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing e visa completar a formação obtida na licenciatura, aprofundando os conhecimentos adquiridos e introduzindo uma componente prática de formação através da participação de responsáveis de algumas das grandes empresas nacionais em seminários especializados ao longo do ano. 

 

OBJECTIVOS

Os desafios que a economia angolana enfrenta nas áreas da Gestão Comercial, situam-se entre os mais importantes para o aumento da produtividade e para o suporte às novas actividades produtivas.

Por esse motivo, a Universidade Gregório Semedo decidiu disponibilizar esta formação que constitui, sem dúvida, uma aposta inovadora no panorama do ensino superior nacional, procurando criar profissionais altamente qualificados nestes sectores estratégicos.

A UGS responde, desta forma, às necessidades de quadros das empresas que têm como actividade dominante a importação, exportação, armazenagem, transportação e distribuição de mercadorias e bens industriais.

O Curso de Mestrado em Gestão Comercial oferecido pela Universidade Gregório Semedo, desenvolve-se na sequência da Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing que a UGS oferece com assinalável sucesso desde 2004 e visa completar a formação obtida na licenciatura, aprofundando os conhecimentos adquiridos e introduzindo uma componente prática de formação através da participação de responsáveis de algumas das grandes empresas nacionais em seminários especializados ao longo do ano. 

  

PROGRAMA DO CURSO

Destas horas lectivas, 300 horas referem-se a formação teórica, 300 referem-se a formação prática e 840 referem-se a estudo dirigido e elaboração de trabalhos, como, em seguida, indicamos.

 

 

1º semestre

2º semestre

Ano

Aulas teóricas

Aulas práticas

Estudo assistido e elaboração de trabalhos

Aulas teóricas

Aulas práticas

Estudo assistido e elaboração de trabalhos

Total

1ºano

75

135

150

90

75

150

675

2ºano

135

90

165

0

0

375

765

 

Apresentamos nas páginas seguintes a estrutura curricular e a carga horária do curso:

 

1º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

                   

Introdução à Gestão Comercial e Logística

15

30

30

75

Direito Comercial e do Consumidor

15

15

30

60

Tecnologias de Informação Apicadas à Gestão

15

30

30

75

Comportamento do Consumidor

15

15

30

60

Contabilidade de Gestão

15

30

30

75

Gestão de Preços e Produtos

15

15

30

60

Gestão Financeira

15

30

30

75

Técnicas de Negociação

15

15

30

60

Introdução à Gestão dos Transportes

15

15

30

60

Gestão de Stocks e Distribuição

30

15

30

75

TOTAL

75

135

150

360

TOTAL

90

75

150

315

TOTAL ANUAL:

675 horas

 

 

 

2º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

                   

Gestão de Compras

30

15

30

75

Dissertação de Mestrado

0

0

375

375

Gestão de Vendas e da Força de Vendas

30

15

30

75

-

-

-

-

-

Gestão da Cadeia de Abastecimento

15

15

30

60

 

 

 

 

 

Comércio Internacional

15

15

30

60

-

-

-

-

-

Ética e Responsabilidade Social na Gestão

15

15

15

45

-

-

-

-

-

Investigação Científica e Preparação da Dissertação de Mestrado

30

15

30

75

-

-

-

-

-

TOTAL

135

90

165

390

TOTAL

0

0

375

375

TOTAL ANUAL:

765 horas

 

 

 

T – Aulas teóricas

TP – Aulas práticas

E/T – Seminários, estudo dirigido e elaboração de trabalhos

Download do programa completo do Curso de Mestrado em Gestão Comercial