Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial

REGIME DE ADMISSÃO

Poderão inscrever-se no Mestrado em Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial da Universidade Gregório Semedo os candidatos detentores de licenciatura quer em qualquer dos ramos das ciências tecnológicas ou das ciências económicas e empresariais, marketing, comunicação empresarial, comunicação social. Poderão ser ainda admitidos candidatos detentores de licenciatura noutra área científica desde que disponham de formação e experiência significativa na actividade de gestão empresarial.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Entre as áreas de possível saída profissional oferecidas aos detentores deste curso, encontram-se:

- Agências de Comunicação;
- Gabinetes de Relações Públicas
- Departamentos de Marketing, Comunicação e Imagem de empresas e instituições;

- Agências de Publicidade (account executives, media planning, criatividade);
- Centrais de planeamento e compra de espaço/tempo publicitários;
- O exercício de funções técnicas nos domínios:
- Do planeamento e da gestão de Marketing de empresas, de instituições e da Administração Pública;

- Da gestão de Marcas e Comunicação;
- Da Análise de Mercados e Consumidores;

 

APRESENTAÇÃO

Este curso permitirá aos estudantes a aquisição de um conjunto de competências que lhes permitirá incrementar, de uma forma relevante, o seu desempenho profissional, resultando no desenvolvimento de um profissional mais preparado para lidar com os desafios actuais e futuros, estando todo o curso estruturado em torno da importância da teoria e da sua aplicação prática, estimulando a reflexão, análise e visão crítica. 

 

OBJECTIVOS

O Mestrado em Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial destina-se, assim, a empresários, executivos e a docentes universitários, que desejem se especializar em marketing e que busquem o nível de competência e o desenvolvimento pessoal necessários a um eficaz exercício das suas funções e à progressão das suas carreiras, abordando um conjunto de temáticas, das quais se destacam:

A oferta de formação pós-graduada que oferecemos pretende sublinhar estes aspectos dotando os novos profissionais desta área de um conjunto amplo de instrumentos e competências necessárias para o desempenho com êxito da sua actividade no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que forma cidadãos autónomos, criativos e empreendedores dotados de sólidas competências técnicas e humanas.

Além disto, este 2º ciclo de formação pretende também ampliar as habilidades conceptuais dos estudantes e incentivar o seu gosto pela pesquisa e pela produção científica de modo a que exista uma ligação cada vez mais concreta e frutuosa entre o meio académico e o meio empresarial. São três os principais factores distintivos do Mestrado em Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial oferecido pela UGS:

  1. O primeiro factor prende-se com o objectivo central de proporcionar uma formação profissionalizante direccionada. Se o público-alvo deste curso é constituído por licenciados que, possuindo uma reduzida experiência profissional, pretendam consolidar a sua formação em domínios específicos da gestão empresarial, esta formação não deixa de ser, também, adequada a profissionais que procurem um aprofundamento e actualização destes temas técnicos específicos.
  2. O segundo factor diferenciador é a duração. O curso está configurado para ser realizado no período de dois anos (incluindo a realização da dissertação), de forma a responder às necessidades do mercado. A estrutura organizativa está desenhada com um horário e regime de frequência que se adapta à diferente disponibilidade de tempo de cada participante.
  3. O terceiro aspecto inovador é o método de aprendizagem. Com efeito, o carácter profissionalizante do curso exige que, para além da transmissão dos conhecimentos indispensáveis à construção de uma base teórica sólida, seja dada uma ênfase muito grande a aspectos práticos. Isto significa que, a par da apresentação e discussão de conceitos, há uma forte utilização de estudos de casos que permitem a análise, discussão e tomada de decisões – preferencialmente em grupo – relativas a situações concretas.

A UGS dispõe de um corpo docente próprio qualificado, o qual aliará a um rigor científico a sua experiência profissional em gestão e consultoria de empresas, fazendo com que o presente curso constitua um programa de sólida preparação técnica e de valorização profissional.

Complementarmente, a UGS conta com a colaboração de docentes de outras Instituições de Ensino Superior e quadros superiores de empresas e instituições, cedidos no âmbito de acordos de cooperação institucional celebrados, factor que permite garantir um elevado nível de qualidade do curso.

Um outro aspecto que para a UGS é fundamental, prende-se com a necessidade imperiosa de que a Universidade possua no seu corpo docente quadros com Mestrado obtido nesta área científica, cumprindo com o estatuído na lei e com as exigências de qualidade científica e pedagógica, definidas pela própria instituição.

A realização deste curso constitui para a UGS uma óptima oportunidade para assegurar a produção científica na área do Marketing e, através da realização de dissertações direccionadas para as diversas áreas de especialidade das disciplinas leccionadas, garantir que a Universidade disporá, em breve, de quadros com competências diferenciadas nestes domínios.

  

PROGRAMA DO CURSO

Com uma carga horária total de 3104 horas lectivas, este curso tem 592 horas dedicadas a formação teórica, 1920 horas dedicadas a formação prática (incluindo o trabalho individual do estudante) e 592 horas dedicadas a formação teórica-prática.

 

Apresentamos nas páginas seguintes a estrutura curricular e a carga horária do Mestrado em Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial: 

1.º Ano

1.º Semestre (16 Semanas)

2.º Semestre (16 Semanas)

           DISCIPLINAS

T

TP

P

HS

Hsem

DISCIPLINAS

T

TP

P

HS

Hsem

Economia de Empresa

2

2

2

6

96

Estudos de Mercado

2

2

4

8

128

Complementos de Marketing

2

2

2

6

96

Tópicos Avançados de Marketing

2

 

6

8

128

Comunicação Empresarial

2

2

2

6

96

Planeamento de Marketing

2

2

4

8

128

Novas Tecnologias na Gestão

2

 

4

6

96

Gestão Estratégica de Produtos e Marcas

2

2

2

6

96

Comportamento do Consumidor

2

2

2

6

96

Marketing Industrial e de Serviços

2

2

2

6

96

Introdução à Publicidade

2

2

4

8

128

Marketing Internacional

2

2

2

6

96

Marketing Estratégico

2

2

2

6

96

Campanhas de Publicidade

2

2

4

8

128

Metodologia de Investigação Científica

5

5

10

20

320

 

 

 

 

 

 

Subtotal de Horas

19

17

28

64

1024

Subtotal de Horas

14

12

24

50

800

Total Anual de Horas       1824

 

2.º Ano

1.º Semestre (16 Semanas)

2.º Semestre (16 Semanas)

DISCIPLINAS

T

TP

P

HS

Hsem

DISCIPLINAS

T

TP

P

HS

Hsem

Elaboração do Projecto de Dissertação

 

2

5

7

112

Desenvolvimento da Investigação Orientada

1

3

6

10

160

Desenvolvimento da Investigação Orientada

1

3

6

10

160

Divulgação dos Resultados

2

 

4

6

96

Estágio

 

 

23

23

368

Elaboração e Defesa da Dissertação

 

 

24

24

384

Subtotal de Horas

1

5

34

40

640

Subtotal de Horas

3

3

34

40

640

Total Anual de Horas       1280

 

Total de Horas Lectivas

3104

 

LEGENDA

TOTAL DE HORAS

TOTAL DE HORAS (%)

T

Horas Teóricas

592

19%

TP

Horas Teóricas-Práticas

592

19%

P (Inclui trabalho individual do estudante

Horas Práticas

1920

62%

HS

Horas Semanais

3104

100%

Hsem

Horas Semestrais

3104

100%

 

Download do programa completo do Curso de Mestrado em Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial