• Clica na imagem e saiba mais
  • Desejas ingressar no ensino superior?

    Vê qual o curso que combina contigo!

  • Mestrados da Universidade Gregório Semedo

    Procura ampliar os seus conhecimentos e progredir na carreira? A UGS tem as melhores ofertas de mestrado ao seu dispor.

  • CAMPUS UNIVERSITÁRIO GREGÓRIO SEMEDO

    Faça uma visita virtual às instalações da nossa Universidade.

F.A.Q. COD2019

F.A.Q.S COD 2019


Para dissipar todas as dúvidas, relativamente às Cerimónias de Outorga de Diplomas que acontecerão em 2019, criámos as F.A.Q. (Perguntas e Respostas Frequentes)

A CERIMÓNIA

1. P: Em que dia e hora serão as cerimónias de entrega de diplomas e onde acontecerão?
R: As Cerimónias acontecerão em datas a anunciar dentro do período autorizado pelo MESCTI para 2019 (desde 25 de Fevereiro até 30 de Abril), pelas 10:00 hrs, no Anfiteatro da Universidade.

2. P: A que horas tenho de estar presente na Universidade?
R: Os diplomandos deverão estar presentes em cada cerimónia a partir das 08:00 hrs. na Recepção da Universidade, para assinar o livro de protocolo da outorga do diploma e tirar as correspondentes fotografias. O atendimento será por ordem de chegada e por cursos.

3. P: A que horas termina a Cerimónia?
R: O término da cerimónia depende de vários factores, mas estamos a apontar que termine entre as 12:00 hrs e as 12:30 hrs.

4. P: Haverá Cerimónia religiosa?
R: A Universidade não organiza qualquer Cerimónia Religiosa. Se forem organizadas pelos diplomandos, aconselhamos que as mesmas sejam marcadas para o fim da Outorga de Diplomas, para evitar atrasos na entrada e nas sessões fotográficas. Se as Cerimónias Religiosas forem realizadas após a Outorga os alunos poderão abençoar os respectivos Canudos e Diplomas fisicamente. A Universidade apoiará a Cerimónia Religiosa com espaço físico sempre que for solicitado por intermedio da Associação de Estudantes.

5. P: Haverá algum Ensaio Geral?
R: Não, mas no dia da reunião com os candidatos poderemos exemplificar de modo geral como será a cerimónia.

6. P: Será obrigatório ficar até ao fim da cerimónia?
R: Sim. Existem lugares sentados para que os convidados assistam à cerimónia. E quem não ficar até ao fim da cerimónia não lhe será outorgado o grau de Licenciado pelo nosso Magnifico Reitor e não proferirá o Juramento do Estudante.

7. P: Só poderei receber o Certificado Final de Curso quando receber o diploma?
R: Não. Se o seu nome constar da lista dos candidatos para a Cerimónia, significa que poderá fazer o levantamento do Certificado Final nos Serviços Académicos Centrais.

8. P: Eu não quero participar na Cerimónia, mas o meu nome aparece na Lista dos Candidatos, o que devo fazer?
R: Neste caso, o aluno pode levantar, quando quiser, o Certificado Final nos Serviços Académicos e o Diploma na Secretaria-geral. Não é obrigatória a participação na Cerimónia para receber estes documentos.

9. P: Tenho situação académica ou financeira por resolver. Posso participar na Cerimónia?
R: Não. Com estas situações o seu nome não aparecerá na lista dos candidatos para Cerimónia. O aluno deve dirigir-se ao Serviço competente para regularizar a sua situação.

10. P: Eu quero participar em uma das Cerimónias que serão marcadas no ano 2019, já que o meu nome aparece na Lista dos Candidatos. Até quando posso confirmar a minha presença nestas Cerimónias?
R: Poderá confirmar a sua participação para qualquer Cerimónia marcada para este ano enquanto estiverem abertas as confirmações. Depois disto já não é possível fazer mais confirmações.

11. P: O meu nome aparece na lista como candidato. Isso quer dizer que vou participar na Cerimónia?
R: Não. A palavra "Candidato" significa que o estudante está apto do ponto de vista académico e financeiro e que o seu Diploma está pronto para levantamento. Para participar na cerimónia tem que fazer a devida confirmação.

12. P: O que é necessário para confirmar a participação na Cerimónia?
R: Para um estudante candidato confirmar a sua presença na Cerimónia é necessário que se dirija a recepção da Universidade para o efeito e se faça acompanhar do seu B.I e do recibo do ECOD (Emolumento Cerimónia de Outorga de Diplomas).

13. P: Quanto custa o ECOD (Emolumento Cerimonia de Outorga de Diplomas) e que serviços estão associados?
R: O ECOD custa 15.000 Kwanzas. Estão incluídos os serviços de fotografia, convites e outros custos associados a cerimónia.

14. P: Pagando a emissão do Diploma e Certificado Final fico apto para participar na Cerimonia de Outorga de Diplomas?
R: Não. Para participar o estudante deve esperar pela emissão do certificado final e Diploma, pagando o ECOD e fazer a respectiva confirmação.

15. P: Na altura de pagar o ECOD podem se levantar os convites?
R: Não. Depois de pagar o ECOD nos Serviços Financeiros deve dirigir-se a recepção da Universidade para realizar a correspondente confirmação. Os convites só poderão ser levantados no momento da confirmação.

16. P: Se à última hora eu não puder comparecer na Cerimónia, outra pessoa pode receber o Diploma por mim?
R: Não. Apenas o aluno pode assinar o livro de protocolo, e consequentemente, receber o seu Diploma na Cerimónia. Neste caso o aluno tem de fazer uma declaração para os devidos efeitos, a dar permissão a um terceiro para levantar o Diploma, em qualquer outro dia, na Secretaria-geral.

17. P: Eu fiz o pagamento do ECOD mas foi-me impossível participar na Cerimónia e não comuniquei atempadamente. Posso transferir o pagamento do ECOD desta Cerimónia para a próxima?
R: Não. O pagamento do ECOD apenas pode ser transferido de uma Cerimónia para outra se o aluno o comunicar atempadamente ou 10 dias uteis após a cerimonia junto da Secretária-geral, apresentando a devida justificação. Nestes casos o estudante candidato terá de confirmar se o valor é o mesmo, caso não seja, o pagamento deve ser actualizado mediante o valor do ECOD na data da Cerimónia em que ele pretende participar.

18. P: Onde se podem adquirir as becas?
R: Está disponível no Site da UGS a lista de lojas que têm a venda os modelos de becas usadas pela nossa Instituição.

19. P: É obrigatório o uso de emblemas nas becas?
R: Sim. É obrigatório o uso da insignia da República e do emblema da UGS, que deverão estar no lado esquerdo da beca, os restantes são opcionais.

20. P: Quantas Cerimonias de Outorga de Diplomas haverá em 2019?
R: No período orientado pelo MESCTI e assinalado na pergunta n.º 1 estão planificadas 5 Cerimónias.

CONVITES E ENTRADAS

21. P: Como Diplomando a quantos convites tenho direito?
R: Por razões de espaço, nas cerimónias realizadas no anfiteatro da Universidade, cada Diplomando têm direito a 3 convidados.

22. P: O que é necessário para fazer o levantamento dos convites?
R: É necessário que o seu nome conste na lista final da Cerimónia e que, no acto da confirmação apresente o seu B.I ou Cartão de Estudante e o recibo de pagamento do ECOD.

23. P: Os 3 convites contam com o diplomando?
R: Não. O diplomando não precisa de convite, terá, apenas, de aparecer trajado e mostrar o seu Bilhete de Identidade na recepção da Universidade no acto da assinatura do livro de protocolo de outorga de diploma.

24. P: Como diplomando tenho direito a lugar no parque de estacionamento?
R: Não. Devido à limitação do parque de estacionamento, no dia da Cerimónia, os Estudantes e os seus convidados não têm acesso ao mesmo.

25. P: Além dos 3 convites, a Universidade venderá convites adicionais?
R: Não. É expressamente proibida a venda de convites. Os convites estão enquadrados no emolumento de participação na COD – ECOD (Emolumento Cerimónia de Outorga de Diplomas).

FOTOGRAFIA

26. P: É necessário fazer o pagamento do serviço de fotografia?
R: Não. A Universidade enquadra no ECOD (Emolumento Cerimónia de Outorga de Diplomas) o serviço de Fotografia.

27. P: Eu poderei escolher a empresa que me vai fotografar?
R: Não. O serviço de fotografia é protocolado entre a Universidade e a Empresa que presta o Serviço. Estas empresas são credenciadas pela Universidade, com provas feitas, qualidade de trabalho e seguem o protocolo de entrega de fotografias aos Diplomandos.

28. P: Poderei levar o meu fotógrafo?
R: Não. Existem várias razões ligadas à própria organização do evento para que não seja permitido a entrada de fotógrafos "privados". A Universidade exige que todo o pessoal seja credenciado para evitar alguns problemas que possam advir da falta de organização.

Observação muito importante: Todos os convidados com material de fotografia profissional serão barrados à entrada, mesmo que apresentem o convite passado pelo Diplomando. Haverá zonas exclusivas onde, apenas, os fotógrafos do evento terão acesso.


29. P: Qual é o trabalho fotográfico que é feito na cerimónia?
R: O serviço de Fotografia garante a cobertura fotográfica de todo o evento, fotografias individuais do Estudante e com familiares. Aos Estudantes vão ser entregues as fotografias gravadas em formato digital (DVD).

30. P: Como e quando é que posso fazer o levantamento do DVD?
R: Para fazer o levantamento do DVD o Estudante tem de se fazer acompanhar do B.I ou Cartão de Estudante. Os diplomandos que participam na Cerimónia deverão verificar no SITE e nas redes sociais da Universidade as datas de entrega dos mesmos.

31. P: No caso de eu querer serviços adicionais, para além do DVD, como devo proceder?
R: Todos os Estudantes, a título particular, podem pedir serviços adicionais directamente à empresa prestadora do serviço.

32. P: Haverá algum local onde poderei tirar fotografias com a minha família?
R: Sim. Estão contemplados espaços para que sejam tiradas fotografias: só o diplomando, com familiares e amigos, antes ou depois da cerimónia.

PROTOCOLO, INDUMENTÁRIA E TRADIÇÕES

33. P: Porque é que tenho de levar o meu Bilhete de Identidade para a Cerimónia?
R: O Estudante tem de comprovar a identidade para que o diploma seja entregue à pessoa correcta. Deve apresenta-lo na recepção da Universidade na hora de assinar o livro de protocolo da outorga de diploma.

34. P: O que pode acontecer se não levar BI ou se não assinar o livro de protocolo da outorga de diploma?
R: Quem não assina o livro não receberá o diploma. Para assinar, tem obrigatoriamente de apresentar o BI.

35. P: Tenho de entrar na Universidade trajado com a Beca?
R: Sim.

36. P: Que tipo de sapatos devo levar para a Cerimónia?
R: Deve levar sapatos de cor escura e confortáveis que lhe permitam estar bem durante toda a Cerimónia.

37. P: A Beca da Universidade irá ser alterada nos próximos anos?
R: Não, a Beca deverá manter-se a mesma num futuro próximo. A universidade quer criar uma tradição, e para isso existem costumes que têm de ser mantidos no caso a Beca. Os Estudantes que tiverem perspectiva de acabar o curso podem inclusivamente comprar a beca no início do 4º ano.

38. P: Se não participar nesta cerimónia posso usar a mesma beca na próxima?
R: Sim. A beca não irá sofrer alterações num futuro próximo.

39. P: Preciso comprar o canudo para esta Cerimónia?
R: Não. É oferta da Universidade Gregório Semedo.

 

 

Contactos

REITORIA

Tel: 943 993 892

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CURSO DE ACESSO | CANDIDATURAS

Tel: 940 788 978

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

MESTRADO

Tel: 933 349 080

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

SECRETARIA

Tel: 931 213 054

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

MORADA

Rua Adjacente 21 Janeiro

Av. Vandunem Loy - Morro Bento

Luanda - Angola